Políticas Editoriais

Foco e Escopo


A REJUR é um periódico online, de acesso aberto e com artigos publicados na área de concentração em Direito, Estado e Sociedade.

A revista está vinculada ao curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e às áreas das Ciências Sociais Aplicadas e afins que se inserem dentro de sua área de concentração. Subdividida em duas linhas de pesquisa, a REJUR busca dialogar com pesquisas locais, regionais, nacionais e internacionais. Sua missão é potencializar debates sobre Direito, Estado e Sociedade em uma pluralidade de enfoques e objetos de pesquisa.

* * * * *

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Direito, Estado e Sociedade

Linhas de pesquisa

Linha 1
Democracia, Constituição e as transformações na ordem social e econômica
Os estudos sobre Constituição e Democracia têm potencializado uma série de inovações reflexivas sobre o fenômeno jurídico-político, permitindo aos programas de pesquisas alternativas significativas para análise do direito. Esta linha contempla estudos no campo da política, história e constituição, bem como em suas variáveis ações frente aos dilemas do mundo contemporâneo, como acesso à justiça, democracia, administração pública, meio ambiente, ordem social e econômica.

Linha 2
Estado, conflito e direitos fundamentais
As investigações sobre Estado, conflito e direitos fundamentais buscam explorar as múltiplas relações decorrentes do processo de afirmação e concretização de direitos fundamentais. Contemplando uma pluralidade de perspectivas, a linha de pesquisa pretende destacar, dentro das experiências democráticas, estudos relacionados a direitos humanos, sociologia política, relações de poder, direitos políticos, sanção penal e movimentos sociais.

 

Políticas de Seção

ARTIGOS

Política padrão de seção

Editores
  • Rafael Cabral
  • Marcelo Leite
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Palestra

Editores
  • Rafael Cabral
  • Marcelo Leite
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Editores
  • Rafael Cabral
  • Marcelo Leite
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Critérios e procedimentos para revisão dos trabalhos (double blind review)

Recebidos os artigos, eles passarão pelas seguintes etapas de revisão:
1) Aderência do tema com as linhas de pesquisa;
2) Remessa do trabalho a dois avaliadores (do Conselho Editorial ou pareceristas ad-hoc) para avaliação formal e de mérito no sistema "double blind review";
- Havendo divergência fundamental entre os pareceristas, o artigo poderá ser encaminhado a um terceiro avaliador;
- Cada edição contará com exogenia de 75% entre os avaliadores;
3) Seleção, dentre os artigos aprovados, dos que comporão a próxima edição. Havendo mais trabalhos aprovados que o número máximo de cada edição, seguir-se-ão os seguintes critérios de desempate:
- exogenia de 75% entre os autores;
- recomendação das avaliações;
- pluralidade da edição quanto ao ramo do Direito; e
- artigos em língua estrangeira;
4) Salvo manifestação em contrário dos autores, artigos aprovados e eventualmente não publicados poderão vir a sê-lo em edições subsequentes, a critério do Conselho Editorial.
5) O Conselho Editorial reserva-se na prerrogativa de publicar ensaios de autores convidados, os quais não excederão a 25% dos veiculados na edição respectiva.

 

Periodicidade

A revista possui periodicidade semestral, observando os seguintes períodos:

jan./jun. | jul./dez.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...