Apresentação

A Revista em Informação em Cultura – RIC é um periódico semestral e interdisciplinar publicado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e recebe de forma permanente submissões de trabalhos para publicação entorno das questões culturais. Podem submeter textos os discentes de graduação e de pós-graduação (acompanhados de seus orientadores), professores e pesquisadores (educação básica e ensino superior), mestres e doutores.

A revista está estruturada em três eixos temáticos, sendo: Eixo Científico; Eixo Extensionista (artístico/cultural); e o Eixo Técnico.

A RIC surge de um coletivo de pessoas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), de diversas áreas do conhecimento, e ainda de um corpo editorial advindo de várias instituições de ensino, com o propósito de tratar das produções intelectuais inerentes às pluralidades culturais a partir do Brasil.

Portanto, o periódico é uma fonte democrática de acesso à informação cultural, assim como um instrumento estratégico de difusão do conhecimento entre o mundo científico e a sociedade.

Princípios norteadores

Quanto ao modelo Gestão: Deve ocorrer por meio da gestão do conhecimento, da inovação e de competência.

Quanto ao modelo de Comunicação Científica: Deve ocorrer por meio do modelo open access (acesso aberto) com vistas a contribuir para democratização do saber e inclusão socioinformacional. 

Foco e Escopo

Área do Conhecimento: Interdisciplinar.

Missão: Democratizar a disseminação e o acesso a informação cultural produzida no contexto dos países do hemisfério sul.

Objetivo: Divulgar as produções intelectuais sobre cultura, dentro e fora da universidade.

Público-alvo: Discentes, Docentes, Pesquisadores, Técnicos e Comunidade.

Tipos de documentos aceitos para publicação: Será publicado artigo, relato de experiência, relatório, manual, guia, resenha, ensaio, poesia, crônica, conto ou outras formas textuais que estiverem em consonância com a política editorial da revista.

Indexadores

Crossref Metadata SearchGoogle Acadêmico |Livre/CNEN | Scientific Indexing ServiceSumáriosThe Global Indexing for Continuing Resources 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente a produção intelectual ao público, proporcionando assim uma maior democratização mundial do conhecimento em língua portuguesa.

Histórico do periódico

A Revista foi lançada em meio as Comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca de 2018 (enquanto produto), tendo o seu primeiro número publicado no primeiro semestre de 2019.

Periodicidade do periódico

 A RIC inicia as suas atividades com dois números anuais (jan./jun.; jul./dez.), sendo assim, é um periódico semestral.

Plano de comunicação

 Para conhecer melhor a proposta editorial do periódico, acesse aqui o nosso plano de comunicação.