Sobre a Revista

Apresentação

A Revista em Informação em Cultura – RIC, é um periódico Semestral e Interdisciplinar com Qualis-Capes B2 (2017-2020), publicado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e recebe de forma permanente submissões de trabalhos para publicação entorno das questões culturais. Podem submeter textos os discentes de graduação e de pós-graduação (acompanhados de seus orientadores), professores e pesquisadores, mestres e doutores.

A RIC surge de um coletivo de pessoas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), de diversas áreas do conhecimento, e ainda de um corpo editorial advindo de várias instituições de ensino, com o propósito de tratar das produções intelectuais inerentes às pluralidades culturais a partir do Brasil.

Portanto, o periódico é uma fonte democrática de acesso à informação cultural, assim como um instrumento estratégico de difusão do conhecimento entre o mundo científico e a sociedade.

Princípios norteadores

  1. International Open Access Movement (Movimento Internacional Acesso Aberto)
  2. Open Science (Ciência Aberta)
  3. Bibliodiversidade
  4. Decolonialidade do Conhecimento
  5. Blind Peer Review (Revisão por Pares e as Cegas)

Foco e Escopo

Área do Conhecimento: Interdisciplinar.

Missão: Democratizar a disseminação e o acesso a informação cultural produzida no contexto dos países do hemisfério sul.

Objetivo: Divulgar as produções intelectuais sobre cultura, dentro e fora da universidade.

Público-alvo: Discentes (acompanhados de orientadores), Docentes, Pesquisadores e Técnicos.

Tipos de documentos aceitos para publicação: Será publicado Artigo, Relato de Experiência, Resenha Acadêmica, Entrevista e Ensaio.

Diretórios e Indexadores

Crossref Metadata Search | Diadorim | Google Acadêmico |Latindex | Livre/CNEN | Miguilim | Scientific Indexing Service | Redib| Scilit | SumáriosThe Global Indexing for Continuing Resources | WorldCat 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente a produção intelectual ao público, proporcionando assim uma maior democratização mundial do conhecimento em língua portuguesa.

Histórico do periódico

A Revista foi lançada em meio as Comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca de 2018 (enquanto produto), tendo o seu primeiro número publicado no primeiro semestre de 2019.

Periodicidade do periódico

 A RIC é um Periódico Semestral (jan./jun.; jul./dez.), que utiliza como parâmetro o regime de Fluxo Contínuo, tanto para submissão, quanto para avaliação e publicação das produções.

Qualis Capes

A Plataforma Sucupira (Classificação Qualis-Capes), avaliou a Revista Informação em Cultura (RIC), em sua primeira avaliação (quadriênio 2017-2020), com classificação B2 nas seguintes áreas:

  1. Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo;
  2. Artes;
  3. Comunicação e Informação;
  4. Educação;
  5. Ensino;
  6. Interdisciplinar;
  7. Linguística e Literatura.

Plano de comunicação

 Para conhecer melhor a proposta editorial do periódico, acesse aqui o nosso plano de comunicação.