Formação e desenvolvimento de coleções
a biblioteca como dispositivo ético e estético
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v1i1a8475.2019Palavras-chave:
Formação e Desenvolvimento de Coleções, Gênero, Diversidade sexual, Censura, Training and Development of Collections, Gender., Sexual diversity, CensorshipResumo
Português
Problematiza a Formação e Desenvolvimento de Coleções (FDC) como atividade bibliotecária que transforma a biblioteca em dispositivo não apenas estético, mas principalmente ético, para incorporar questões de gênero e diversidade sexual. Com aporte nos Estudos Culturais e de Gênero e fazendo a relação com o paradigma da Biblioteconomia Crítica, utiliza-se da pesquisa bibliográfica como metodologia de caráter exploratório e descritivo. Como resultado, a literatura sobre FDC explicita que um dos maiores entraves para a inclusão dessa temática nos acervos advém dos diversos tipos de censura e que o trabalho de bibliotecárias e bibliotecários não podem estar alheios a essas questões. Sinaliza que a biblioteca pode vir a ser um espaço de discussão tanto das injustiças de gênero quanto mediadora da informação sobre a diversidade sexual humana.
English
This paper aims to problematize the Formation and Development of Collections (FDC) as a librarian activity that transforms the library into a not only aesthetic device, but mainly ethical, to incorporate gender issues and sexual diversity. With theoretical foundation in the Cultural and Gender Studies and making the relation with the paradigm of the Critical Librarianship, the bibliographical research is used as a methodology of exploratory and descriptive kind. As a result, the literature about FDC states that one of the major obstacles to the inclusion of this subject in the collections comes from the different types of censorship and that the work of librarians cannot be oblivious to these issues. Therefore, it points out that the library can be a space for discussing both gender injustices and it can also mediate the information about human sexual diversity.