Memórias da plantação

episódios de racismo cotidiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v2i2a9252.2020

Palavras-chave:

colonialismo, racismo, feminismo, Colonialism, Racism, Feminism

Resumo

Português

presente trabalho trata- se de uma resenha do livro “Memórias de plantação: episódios do racismo cotidiano” de Grada Kilomba. Ao longo do texto, são apresentados elementos do colonialismo e as imbricações sobre o conhecimento e a linguagem, campos de disputa da ação colonial. O trabalho também apresenta considerações sobre a importância da luta antirracista cotidiana.

Inglês

The present work is a review of the book “Plantation memories: episodes of daily racism” by Grada Kilomba. Throughout the text, elements of colonialism and the overlapping of knowledge and language, fields of dispute for colonial action, are presented. The work also presents considerations about the importance of the daily anti-racist struggle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Lorena Raposo, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), do Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de A. Maia” (CAMEAM). Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Docente da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN).

Maciana de Freitas e Souza, Universidade de Brasília (UNB)

Pós-Graduada em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela instituição Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ). Bacharela em Serviço Social pela Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UERN). Aperfeiçoamento em andamento em Saúde da População em Situação de Rua, com foco na População Negra pela Universidade de Brasília (UNB).

Referências

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogá, 2019.

Downloads

Publicado

24.12.2020

Como Citar

Raposo, P. L., & Souza, M. de F. e. (2020). Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Revista Informação Em Cultura (RIC), 2(2), p. 66–69. https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v2i2a9252.2020

Edição

Seção

RESENHA