https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/ric/issue/feed Revista Informação em Cultura 2021-06-07T14:36:23+00:00 Mário Gaudêncio ric@ufersa.edu.br Open Journal Systems <p>A Revista Informação em Cultura - RIC, é um periódico Semestral e de Fluxo Contínuo, produto do <strong>Grupo de Pesquisa em Cultura, Conhecimento e Inovação (CCI-UFERSA/CNPq)</strong>. É uma fonte de informação interdisciplinar tendo como finalidade básica ser um espaço democrático para o campo da cultura nas suas mais diversas formas e manifestações.</p> <p>A RIC está <strong>indexada</strong> em:</p> <p><a href="https://search.crossref.org/?q=+2674-6549" target="_blank" rel="noopener">Crossref Metadata Search</a>&nbsp;|&nbsp;<a href="https://diadorim.ibict.br/handle/1/2019" target="_blank" rel="noopener">Diadorim</a>&nbsp;|&nbsp;<a href="https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&amp;user=hQggTSEAAAAJ" target="_blank" rel="noopener">Google Acadêmico</a> | <a href="https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=28417" target="_blank" rel="noopener">Latindex</a> | <a href="http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre" target="_blank" rel="noopener">Livre/CNEN</a>&nbsp;|&nbsp;<a href="http://www.sindexs.org/JournalList.aspx?ID=6307" target="_blank" rel="noopener">Scientific Indexing Service</a>&nbsp;|&nbsp;<a href="https://www.scilit.net/journal/4261607" target="_blank" rel="noopener">Scilit</a>&nbsp;|&nbsp;<a href="https://www.sumarios.org/revista/revista-informa%C3%A7%C3%A3o-em-cultura-ric" target="_blank" rel="noopener">Sumários</a>&nbsp;|&nbsp;<a href="https://portal.issn.org/resource/ISSN/2674-6549#" target="_blank" rel="noopener">The Global Indexing for Continuing Resources</a> | <a href="https://www.worldcat.org/title/revista-informacao-em-cultura-ric" target="_blank" rel="noopener">WorldCat</a>&nbsp;</p> https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/ric/article/view/8948 Tamanho e qualidade 2021-06-02T14:17:14+00:00 Guilherme Antonio Noma da Silva guilhermeans@gmail.com Rubens Cardia Neto rubenscardia@gmail.com Maria Luisa Hoffmann maluhoffmann@yahoo.com <p><strong>Português</strong></p> <p>O presente artigo aborda os formatos de arquivos mais utilizados atualmente na fotografia e suas finalidades, levando em consideração suas resoluções e tamanhos. Para tanto, realizam-se testes com imagens para a comparação e entendimento do processo de compressão. Apresenta-se, também, o cálculo que deve ser realizado para a conversão de <em>píxeis</em> para centímetros, para determinar o tamanho real para reprodução impressa. O objetivo do trabalho é compreender as variações e alternâncias entre tamanho de arquivo, redimensionamento de imagem, seja para o armazenamento ou para a impressão, baseado na utilização do <em>software</em> Adobe Photoshop. Ademais, pretende-se entender como o programa de edição executa as alternâncias de tamanho da imagem, bem como aprofundar conhecimentos sobre o tratamento do arquivo gerado pela câmera.</p> <p><strong>Inglês</strong></p> <p>This paper discusses the most used file formats in photography and their purposes, considering their resolutions and sizes. For this, tests are performed with image files to compare and understand the compression of JPG files. It also presents the calculation that must be performed for the conversion from pixels to centimeters. Its mains to clarify the variations and alternations between file sizes and image resizing, either for storage or printing, using Adobe Photoshop. In addition, we intend to understand how the mentioned software performs these changes in the image file size, as well as to deepen the knowledge about the treatment of the file generated by the camera.</p> 2021-06-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/ric/article/view/8573 Ensino de história 2021-06-05T15:04:41+00:00 Maria Lúcia Alves Teixeira Silva teixeiraalves1970@gmail.com <p><strong>Português</strong></p> <p>A proposta desse estudo vai além do debate acerca da metodologia tradicionalista, aponta possíveis alternativas que possibilite trazer o aluno para dimensão histórica considerando a experiência da história por ele vivida. Como situação-problema indaga-se: que resultados se podem obter com o ensino da disciplina de História com a práxis de novos paradigmas estimuladores do ensino-aprendizagem? Os objetivos estão em compreender o processo de práticas libertadoras quanto aos hábitos de ler, interpretar e ser capaz de dar novos significados às produções históricas num hábito de se fazer crítica às nomenclaturas textuais. É preciso abandonar os “velhos” sistemas/costumes e “navegar” pelos “novos” caminhos que a literatura moderna tem para oferecer. A metodologia/técnica pauta-se pela pesquisa bibliográfica/exploratória com uso de material disponível em sites na busca de informações para contextualização. Verificou-se a potencialidade do ensino centrado no aluno, e o quanto as metodologias ativas contribuem para a aprendizagem significativa.</p> <p><strong>Inglês</strong></p> <p>The proposal of this study goes beyond the debate about the traditionalist methodology, it points out possible alternatives that make it possible to bring the student to a historical dimension considering the experience of history he lived. As a problem situation, we ask: what results can be obtained with the teaching of the discipline of History with the practice of new stimulating paradigms of teaching-learning? The objectives are to understand the process of interpreting practices regarding the habits of reading, interpreting and being able to give new meanings to historical productions in a habit of criticizing textual nomenclatures. It is necessary to abandon the “old” systems / customs and “navigate” the “new” paths that modern literature has to offer. The methodology / technique is guided by bibliographic / exploratory research using material available on websites in search of information for contextualization. The potential of student-centered teaching was verified, and the extent to which active methodologies contribute to meaningful learning.</p> 2021-06-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/ric/article/view/9355 Apontamentos sobre o "problema da educação de adultos" na obra e pensamentos de Álvaro Vieira Pinto 2021-06-07T14:36:23+00:00 Francisco Josimar Ricardo Xavier josimar_xavier@id.uff.br Adriano Vargas Freitas adrianovargas@id.uff.br <p><strong>Português</strong></p> <p>Este artigo apresenta alguns apontamentos sobre o “problema da educação de adultos” sinalizado pelo intelectual Álvaro Vieira Pinto, em sua obra “Sete lições sobre educação de adultos”. Debruçamo-nos, especificamente, sobre o quinto tema desta obra, em que é apresentado um “estudo particular” sobre este “problema”. Destacamos que, ao discorrer sobre o “problema da educação de adultos” e sobre a educação de uma maneira geral, a obra e pensamento de Álvaro Vieira Pinto têm muito a contribuir com discussões ainda pertinentes e atuais no campo educacional. Faz-se necessário retomar as leituras e as críticas que este intelectual faz ao modelo de escolarização e aos métodos de ensino para, então, entendermos que o “problema” está, principalmente, nas compreensões que se fazem sobre o ser adulto.</p> <p><strong>Inglês</strong></p> <p>This article presents some notes on the “problem of adult education” shown by the intellectual Álvaro Vieira Pinto, in the work “Seven lessons on adult education”. We look specifically at the fifth theme of this work. It presents a “private study” on this “problem”. We emphasize that, when talking about the “problem of adult education” and about education in general, this author's work and thinking have much to contribute to discussions that are still relevant and current in the educational field. It is necessary to resume the readings and criticisms that this intellectual makes to the model of schooling and to the teaching methods in order to be able to better understand that the “problem” is, mainly, in the understandings that are made about being an adult.</p> 2021-06-07T00:00:00+00:00 Copyright (c)