GEOGEBRA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL NA PERSPECTIVA DA AÇÃO MEDIADA

Autores

  • Rodrigo Dantas de Lucas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Aguinaldo Robinson de Souza Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Emília de Mendonça Rosa Marques Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Arianne Vellasco Gomes Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21708/ISSN24478318.v2.n1.id10561.2021

Resumo

Neste artigo apresentamos um trabalho desenvolvido com licenciandos calouros em Matemática, no qual, buscou-se a produção de significados através do desenvolvimento de uma sequência didática proposta utilizando o software GeoGebra, visando a análise do nível de domínio e de apropriação dos conceitos de funções polinomiais de uma variável real. A análise dos dados coletados está fundamentada na teoria da ação mediada de James Wertsch, a qual tem como foco o estudo sociocultural da mente e a memória coletiva sobre os aspectos históricos mediados pelas ferramentas culturais concernentes às instituições formais de ensino. O público alvo consistiu em nove (9) estudantes, sendo cinco (5) do sexo masculino e quatro (4) do sexo feminino, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista - UNESP, em Bauru, São Paulo, Brasil. A pesquisa, de caráter qualitativo, pode ser caracterizada como um estudo de caso, visto que envolveu a busca por significados atribuídos aos sujeitos da pesquisa relativos às suas vivências e experiências pessoais. As atividades desenvolvidas com o software de geometria dinâmica e as reflexões solicitadas na sequência didática contribuíram para a experimentação, a criação de estratégias, a produção de conjecturas, a argumentação qualitativa e a dedução de propriedades matemáticas relativas aos conteúdos destas funções de uma variável real. Os licenciandos com maior base teórica em Matemática foram capazes de explorar os recursos computacionais com maior destreza, acuidade e precisão, conseguindo assim, maior aprofundamento nos conteúdos por eles explorados. Esses alunos apresentaram, ainda, um detalhamento com bom nível de rigor matemático em suas explicações sobre os conteúdos abordados, cometendo poucos erros de notação simbólica.

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Publicado

2021-07-22

Edição

Seção

Mandacaru