O GeoGebra e a Teoria das Situações Didáticas(TSD): Uma possibilidade para o ensino de curvas polares

  • Maria Lidianny da Silva Moura UEPB
  • Marcus Bessa UEPB

Resumo

Ensinar conceitos matemáticos de forma a “alcançar” os alunos é uma das atribuições destinadas aos professores. Abordar conceitos, como Curvas Polares, com uma ferramenta adequada é o desafio que docentes enfrentam. Isso posto, o GeoGebra e a TSD se apresentam como possibilidades para o ensino desses conteúdos matemáticos. Com isso, o objetivo desse trabalho é apresentar a descrição de uma Sequência Didática que aborde Curvas Polares, utilizando como suporte a TSD e o GeoGebra para o ensino e aprendizagem desse conceito. Para isso, a pesquisa se apresenta como qualitativa e buscou-se para embasar este trabalho, materiais em artigos de periódicos, dissertações, teses e livros que abordassem essa temática. Contudo, foi possível descrever uma Sequência Didática voltada a discutir sobre a exploração de conceitos de Cálculo II, como Curvas Polares com arrimo na TSD e GeoGebra.

Publicado
2021-09-24
Seção
Mandacaru