PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA

Autores

  • Miquéias Rodrigues Barbosa Instituto GeoGebra Internacional do Rio Grande do Norte
  • Kézia Cristiane de Mendonça Pereira Instituto GeoGebra Internacional do Rio Grande do Norte
  • Luciano Xavier Gomes da Nóbrega Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.21708/ISSN24478318.v2.n1.id10723.2021

Resumo

Neste artigo, foram analisados os resultados oriundos de uma aula inédita, onde foi utilizado o software GeoGebra como recurso tecnológico e cuja utilização teve o propósito de auxiliar na construção de conceitos matemáticos. A referida aula ocorreu em uma escola estadual no município de Natal/RN em uma turma da 2ª série do ensino médio composta por 24 alunos. A aula inédita foi desenvolvida a partir de uma sequência didática investigativa. Os assuntos abordados nessa aula foram relações trigonométricas: seno, cosseno e tangente. Esse tema se apresenta como conteúdo matemático bastante útil na resolução de problemas do cotidiano e no exercício de algumas atividades profissionais. A escolha pelo software GeoGebra se deu pelo fato de que ele permite construções precisas e adequadas ao conteúdo de trigonometria. Os dados observados, indicam melhoria na participação dos estudantes nas atividades desenvolvidas, justificando assim, o uso de tecnologias digitais no Ensino da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-22

Edição

Seção

Mandacaru