Sobre a Revista

A Revista Estudantil Manus Iuris é um periódico acadêmico com edições semestrais (jan./jun. e jul-dez.) precipuamente produzida por e para discentes. Apresenta-se como uma resposta ao que reverbera nos corredores do mundo jurídico, qual seja, a abordagem inovadora da norma e do fato manuseada com métodos das ciências jurídicas, prezando pela integração da comunidade acadêmica, bem como mobilizando docentes e discentes com vistas a incentivar a produção científica dos estudantes. Para a consecução de tal finalidade, serão formuladas táticas de estímulo, junto aos professores das disciplinas temáticas da revista, para que estudantes desenvolvam trabalhos ao longo dos semestres que antecedem as edições da revista.

Dito isso, a REMI apresenta-se como veículo acessível e democrático para construção e compartilhamento de conhecimentos científicos, a qual se darápor meios virtuais, sempre aberta para o grande público. Assim sendo, publicar-se-á preferencialmente trabalhos de discentes de qualquer Instituição de Ensino Superior, sejam de graduação ou pós-graduação, uma vez que o protagonismo estudantil é a nossa maior bandeira. Com isso, busca-se incentivar cada vez mais a autonomia com a ocupação de espaços importantes na academia.

Outrossim, um dos diferenciais deste periódico é a criticidade nas abordagens que pretende apresentar, haja vista que a inovação na pesquisa jurídica deve pressupor a pluralidade de pensamentos, existente em espaços tão diversos como as faculdades de Direito. Portanto, objetiva-se promover a diversificação dos enfoques dados aos temas jurídicos, sendo um espaço democrático de debate responsável e empenhado no desenvolvimento da ciência jurídica e na contribuição político-social da pesquisa.