PENSAMENTO EDUCACIONAL E PLATAFORMIZAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Cláudio Mansoni Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Claudio José de Oliveira Universidade de Santa Cruz do Sul

Palavras-chave:

Algoritmo, Pensamento computacional, Plataformização, Formação do sujeito

Resumo

A evolução do ensino, agregado ao emprego das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) nos diversos ambientes educacionais, juntamente com a plataformização da vida contemporânea, demandam uma nova formação do sujeito. Onde ele seja mais dinâmico, mais competitivo, voltado para o cliente e que tenha conhecimentos sobre diferentes culturas e perfis. Essa conjuntura passou a exigir das instituições de ensino novas concepções de ensino e aprendizagem e, dentro desse contexto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe o pensamento computacional como tema transversal na curricularização do ensino fundamental e no ensino médio. Diversos estudos corroboram neste sentido, e demonstram a importância do pensamento computacional como forma de entendimento da vida cotidiana contemporânea está inserida em meio a plataformização através do uso de aplicativos (apps) e software computacionais. Este estudo, buscará compreender o papel docente na formação do estudante a partir do pensamento computacional como forma de desmistificação da plataformização da vida. A metodologia utilizada é descritiva, qualitativa, do tipo relato de experiência, com a finalidade de integrar conhecimentos teóricos e práticos na solidificação de uma aprendizagem científica adquirida pela prática docente em uma escola municipal de ensino fundamental com aproximadamente 170 alunos matriculados, distintamente entre o 5º e 9º ano, entre os anos de 2017 até 2023. As informações relatadas subsidiaram o desenvolvimento e a análise das perspectivas sobre o pensamento computacional, juntamente com as relações que ele pode impactar na formação do sujeito, bem como para o entendimento da algoritmização presentes na sociedade. Os resultados alcançados com o estudo trazem diversas implicações acerca da temática e, nos remete a uma maior profundidade em discussões futuras. Além disso, observa-se a influência significativa do pensamento computacional em fase da desmistificação da plataformização da vida. Ao final desse estudo será possível acompanhar a discussão detalhada dos resultados, implicações, limitações e sugestões para futuros estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-08-21