O atendimento educacional especializado (AEE)

exercício democrático diante da desigualdade social em tempos de pandemia

Autores

  • Regina Kelly dos Santos
  • Heloiza Aline Pereira Silva
  • Francisca Maria Gomes Cabral Soares

Resumo

A pandemia de covid-19 fez com que os professores buscassem estratégias para reinventar sua prática pedagógica, enfrentando desafios sociais. Nesse propósito a sala de aula, repentinamente, foi substituída pelo espaço domiciliar. Diante da nova realidade, as ações docentes foram reinventadas no Atendimento Educacional Especializado (AEE). A fim de discutir esse contexto, apresenta-se a seguinte problemática: quais os desafios enfrentados pelos profissionais do AEE durante o ensino remoto emergencial? O objetivo é identificar os desafios enfrentados pelos profissionais do AEE durante as aulas remotas. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, para discutir sobre o AEE em tempos da pandemia provocada pela covid-19. Para isso, foi utilizado o aporte teórico que discute acerca da temática, tais como: Debord (1997), Santos M. (2001), Mantoan (2003, 2005), Santos R. (2018) e os documentos normativos: Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (2008) e Plano de Atividade Remota, em tempos de pandemia, para o Sistema Municipal de Ensino de Mossoró (RN) (2020). Para a construção dos dados, foi utilizado como instrumento um questionário enviado, por meio da rede social Whatsapp, para cinco profissionais do AEE que atuam no município de Mossoró (RN). Os resultados problematizaram o acompanhamento realizado pelo profissional do AEE e a falta de acesso à tecnologia, além da dificuldade de acompanhamento pelos responsáveis pelos alunos, o que proporcionou momentos de desigualdades diante das atividades planejadas. Assim, evidenciou-se que ser professor no cenário atual é formar cidadãos para além da leitura e escrita, é formar para o entender e interpretar as situações e conflitos diários, buscando alternativas que provoquem o avanço no meio educacional e social em que vive. Ser professor do AEE também é estimular essas aprendizagens e contribuir para o avanço significativo da pessoa com deficiência.

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Publicado

2024-08-20