Análise do modo e efeito de falha no superaquecimento de motores automotivos em carros de passeio: um estudo de caso

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DOI:

https://doi.org/10.21708/issn27635325.v6n2.a12934.2024

Resumo

O superaquecimento de motores em carros de passeio é uma irregularidade recorrente no cenário brasileiro na vida de muitos utilitários desses veículos e que causa diversos transtornos, tanto na vida útil dos componentes desses motores quanto também pode gerar acidentes graves como incêndios. O estudo de caso que será apresentado neste trabalho busca aplicar o método de gestão baseado na ferramenta da Análise do Modo e Efeito de Falha (FMEA) com o propósito de mitigar ou anular o superaquecimento. Será relatada a definição e um exemplo da FMEA e as causas de superaquecimento listadas em manuais de fabricantes no contexto da preservação dos motores. Por fim será apresentado um estudo de caso prático em uma oficina mecânica aplicando a ferramenta FMEA, reforçando toda a teoria abordada e demonstrando que as quatro maiores possíveis causas de superaquecimento em motores automotivos são: líquido de arrefecimento irregular, válvula termostática irregular, ponto de ignição incorreto e óleo lubrificante irregular.

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Publicado

2024-12-28

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Artigos