Revista Informação em Cultura (RIC) https://periodicos.ufersa.edu.br/ric <p>A Revista Informação em Cultura - RIC, é um <strong>periódico Qualis B2</strong>, Semestral e de Fluxo Contínuo, produto do <strong>Grupo de Pesquisa em Cultura, Conhecimento e Sociedade (CCS-UFERSA/CNPq)</strong>. É uma fonte de informação interdisciplinar tendo como finalidade básica ser um espaço democrático para o campo da cultura nas suas mais diversas formas e manifestações.</p> <p>A RIC está presente nos seguintes <strong>Diretórios</strong> e <strong>Indexadores</strong> em:</p> <p><a href="https://search.crossref.org/?q=+2674-6549" target="_blank" rel="noopener">Crossref Metadata Search</a> | <a href="https://diadorim.ibict.br/handle/1/2019" target="_blank" rel="noopener">Diadorim</a> | <a href="https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&amp;user=hQggTSEAAAAJ" target="_blank" rel="noopener">Google Acadêmico</a> | <a href="https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=28417" target="_blank" rel="noopener">Latindex</a> | <a href="http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre" target="_blank" rel="noopener">Livre/CNEN</a> | <a href="https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/8028" target="_blank" rel="noopener">Miguilim</a> | <a href="http://www.sindexs.org/JournalList.aspx?ID=6307" target="_blank" rel="noopener">Scientific Indexing Service</a> | <a href="https://www.scilit.net/journal/4261607" target="_blank" rel="noopener">Scilit</a> | <a href="https://www.sumarios.org/revista/revista-informa%C3%A7%C3%A3o-em-cultura-ric" target="_blank" rel="noopener">Sumários</a> | <a href="https://redib.org/" target="_blank" rel="noopener">Redib</a> | <a href="https://portal.issn.org/resource/ISSN/2674-6549" target="_blank" rel="noopener">The Global Indexing for Continuing Resources</a> | <a href="https://www.worldcat.org/title/revista-informacao-em-cultura-ric" target="_blank" rel="noopener">WorldCat</a> </p> pt-BR ric@ufersa.edu.br (Dra. Christiane Fernandes dos Santos, Editora Adjunta) nichollas@ufersa.edu.br (Nichollas Rennah) Sun, 30 Jun 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Violência(s) Organizacionais e Representações de Violências https://periodicos.ufersa.edu.br/ric/article/view/12292 <p>Nosso objetivo com a produção deste artigo é o de conhecer as concepções de violência organizacional e representações de violência oriundos do trabalho de pesquisadores selecionados a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. A partir da perspectiva de Booth et al (2012), encontramos como resultados: (1) A utilização do termo representações da violência em diversos títulos com foco majoritariamente na análise de conteúdo (Bardin, 2011) e (Bahktin, 2006) e (2) inexistência do termo violência organizacional como título de teses e dissertações vindos dos programas de pós-graduação em comunicação no país.</p> Rafael de Jesus Gomes Copyright (c) 2024 Licenças Creative Commons https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 https://periodicos.ufersa.edu.br/ric/article/view/12292 Sun, 30 Jun 2024 00:00:00 -0300 Abdias do Nascimento vai à escola https://periodicos.ufersa.edu.br/ric/article/view/12035 <p><strong>Português</strong></p> <p>Essa pesquisa tem como objetivo geral o enfrentamento ao racismo na educação, o que é necessário e urgente. Deste modo, realizamos a construção de uma proposta antirracista a partir de Abdias Nascimento (1914-2011) para o ensino de arte, a ser aplicada nos anos iniciais do Ensino Fundamental e/ou educação infantil. Além disso buscamos defender que esta questão deva ser enfrentada desde os anos iniciais da escolarização, para evitar e/ou minimizar violências racistas sofridas pelos estudantes negros desde a infância, enfatizamos que tal discussão não deva ser tratada somente com alunos de anos escolares mais avançados. Para isso, refletimos sobre vida de Abdias do Nascimento, as suas produções na pintura, no teatro, as suas ações como ativista, a sua atuação na Câmara e Senado Federal, reconhecendo que todas essas atividades foram permeadas pela luta antirracista. O referencial teórico deste trabalho se baseia em livros de autoria do próprio Abdias Nascimento (1976, 1986), catálogos de mostras sobre a sua produção artística – (Abdias, 2022; Abdias, 2019), em diálogo com teorias antirracistas, entre elas, Cavalleiro (2001; 2003), Silva (2001), Djamila Ribeiro (2019), Katiúscia Ribeiro (2019), bell hooks (2013) e Almeida (2019). Como conclusão esta pesquisa formulou o livro ilustrado“Abdias vai à escola” para ser usado como recurso pedagógico na aula de arte e através das ilustrações apresentadas envolver os alunos dos anos iniciais da escolarização no debate antirracista pela representação positiva de um cidadão negro brasileiro, artista e que militou contra o racismo por toda a sua vida.</p> <p><strong>Inglês</strong></p> <p>This research has as its general objective the confrontation with racism in education, which is necessary and urgent. In this way, we build an anti-racist proposal based on Abdias Nascimento (1914-2011) for teaching art to be applied in the early years of elementary school and/or early childhood education. We seek to defend that this issue must be faced from the early years of schooling, in order to avoid and/or minimize racist violence suffered by black students since childhood, we emphasize that such a discussion should not be addressed only with students from more advanced school years. For this, we reflect on the life of Abdias do Nascimento, his productions inpainting, in the theater, his actions as an activist, his performance in the Federal Chamber and Senate, recognizing that all these activities were permeated by the anti-racist struggle . The theoretical framework of this paper is based on books authored by Abdias Nascimento himself (1976, 1986), catalogs of exhibitions about his artistic production – (Abdias, 2022; Abdias, 2019), in dialogue with anti-racist theories, among them, Cavalleiro (2001; 2003), Silva (2001), Djamila Ribeiro (2019), Katiúscia Ribeiro (2019), bell hooks (2013) and Almeida (2019). As a conclusion, this research formulated the illustrated book called Abdias goes to school to be used as a pedagogical resource in art classes and, through the illustrations presented, involve students in the early years of schooling in the anti-racist debate for the positive representation of a black Brazilian citizen, artist and who militated against racism throughout his life.</p> Simone Rocha de Abreu, Ubiratan Cruz de Almeida Júnior Copyright (c) 2024 Licenças Creative Commons https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 https://periodicos.ufersa.edu.br/ric/article/view/12035 Sun, 30 Jun 2024 00:00:00 -0300 A Teoria dos rizomas e a ação rizomática na cena da matança dos cavalos https://periodicos.ufersa.edu.br/ric/article/view/12574 <p><strong>Português</strong></p> <p>O conceito de rizoma desenvolvido por Deleuze e Guattari é apresentado como um modelo de pensamento e organização que desafia estruturas hierárquicas e dicotomias tradicionais, privilegiando conexões fluidas e movimento constante. Desta forma, o problema de pesquisa deste artigo é: Como o conceito de rizoma de Deleuze e Guattari pode ser aplicado em uma análise literária? Tendo como objetivo apresentar a aplicação do conceito de rizoma investigando as complexidades das relações entre o bem e o mal na cena da matança dos cavalos na obra Grande Sertão: veredas de Guimarães Rosa. Utilizando como metodologia de pesquisa a análise literária. A cena da matança de cavalos exemplifica como o sofrimento causado pelo mal afeta não apenas os jagunços rivais, mas também os próprios perpetradores. A transformação do mal em bem, ainda que temporária, ressoa com as ideias de Benedictus de Spinoza sobre o bem como algo útil. Portanto, ao realizarmos a análise literária dessa cena apresentamos a relevância do conceito de rizoma para a reflexão ética e moral.</p> <p><strong>Inglês</strong></p> <p>The concept of rhizome developed by Deleuze and Guattari is presented as a model of thought and organization that challenges hierarchical structures and traditional dichotomies, privileging fluid connections and constant movement. Thus, the research problem of this article is: How can Deleuze and Guattari's concept of rhizome be applied in a literary analysis? Having as its objective to present the application of the concept of rhizome by investigating the complexities of the relationships between good and evil in the horse-killing scene in Guimarães Rosa's work Grande Sertão: Veredas. The research methodology employed is literary analysis. The horse-killing scene exemplifies how the suffering caused by evil affects not only the rival gunmen but also the perpetrators themselves. The transformation of evil into good, although temporary, resonates with Benedictus de Spinoza's ideas about good as something useful. Therefore, as we carry out the analysis of this scene, we present the relevance of the concept of rhizome for ethical and moral reflection.</p> Anna Claudia Soares, Fábio Ricardo Gioppo Copyright (c) 2024 Licenças Creative Commons https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 https://periodicos.ufersa.edu.br/ric/article/view/12574 Sun, 30 Jun 2024 00:00:00 -0300