AS 40 HORAS DE ANGICOS: VÍTIMAS DA GUERRA FRIA?

Autores

  • Marcos J. C. Guerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

As “40 horas de Angicos” foram realizadas num contexto de transição nacional marcado por movimentos sociais e políticos, e foram altamente influenciadas pela Guerra Fria. Apesar de realizada com o apoio da Aliança para o Progresso, a educação popular foi acusada pelos aliados do Pentágono de fazer parte de uma Campanha para implantar o comunismo na América Latina, a partir de Cuba, mascarando assim as reações nacionais que tinham um interesse bem mais concreto e indefensável. Tentavam manter seus privilégios, inclusive continuando a negar o direito de voto ao analfabeto. Afora os militares, não existia na época nenhum grupo armado que pudesse atuar na oposição ao Presidente João Goulart. Convidado pelo Governo do Estado, a participação direta de Paulo Freire foi decisiva para o sucesso da experiência inovadora, que apresentou resultados excepcionais, e ao mesmo tempo tornou conhecido o método de aprendizagem preconizado pelo renomado educador. O artigo acentua aspectos operacionais e práticos, destacando-se da maior parte da literatura sobre Paulo Freire, que se limita a valorizar os aspectos teóricos.

 

Palavras-chave: Paulo Freire. 40 horas de Angicos. Alfabetização. Aliança para o Progresso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos J. C. Guerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Coordenou um dos Círculos de Cultura nas “40 horas de Angicos”. Dirigiu o setor de Educação de Jovens e Adultos do SECERN, órgão da Secretaria da Educação do RN, no qual coordenou a experiência das 40 horas de Angicos e demais aplicações em massa do Sistema Paulo Freire, no RN, entre 1963 e 1964. Mestre em Direito Internacional do Desenvolvimento pela Universidade de Paris V. Advogado e jornalista, Professor de Direito dos Estrangeiros na pós graduação em Direito Internacional da UFRN. Principais funções exercidas anteriormente: Secretário da Educação do RN, e Presidente do CONSED. Professor de Direito Internacional na UnP. Diretor Regional do SENAI-RN, e Diretor do CTGás. Atuação na cooperação internacional e consultor das Nações Unidas (UNESCO, OIT, FAO, UNICEF e PNUD), em diversos países africanos e no Brasil. 

Referências

CECCON, Cláudio; PAIVA, Miguel. Paulo Freire, no exílio, ficou mais brasileiro ainda. Pasquim, Rio de Janeiro, n. 462, p. 7-11, dez. 1978.

FERNANDES, Calazans; TERRA, Antonia. 40 Horas de esperança: o método Paulo Freire: politica e pedagogia na experiência de Angicos. São Paulo: Ática, 1994. 223 p.

FREIRE, Paulo. Conscientização e alfabetização, uma nova visão do processo. Revista de Cultura da Universidade do Recife, Recife, n.4, abr./jul. 1963.

GUERRA, Marcos. Les racines culturelles de l’alphabetisation. In: Le Courrier de l´UNESCO, n. 2, p.6-8, Paris, 1984.

LYRA, Carlos. As Quarenta horas de Angicos: uma experiência pioneira de educação. São Paulo: Cortez, 1996. p. 158-164.

Downloads

Publicado

2013-04-01