o ensino de física no município de Caraúbas no contexto da reforma do Ensino Médio
Palavras-chave:
Brasil, BNCC, Currículo, Reforma do ensino médio, Rio Grande NorteResumo
A educação básica brasileira está passando por profundas transformações com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelecida pelas Resoluções CNE/CP n° 2 e n° 4 e pela Lei nº 13.415. Este plano de trabalho foi desenvolvido no contexto do curso de Licenciatura em Física do Centro Multidisciplinar de Caraúbas, iniciado em 2023.1. O objetivo é avaliar como os professores de física nas escolas públicas estão se adaptando às novas exigências das políticas públicas. A pesquisa inclui levantamento de dados sobre a formação e atuação dos professores, observação de momentos de formação pedagógica e entrevistas com professores. As entrevistas e levantamento de dados dos professores é uma atividade que ainda não foi realizada, embora tenha data prevista para sua realização. Foram realizados estudos teóricos, cursos de formações e apresentações em eventos acadêmicos, bem como a leitura e análise de documentos e livros relacionados à política educacional e ao currículo. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) introduziu mudanças significativas no currículo da educação básica brasileira, com o objetivo de unificar e padronizar os conteúdos e habilidades a serem ensinados em todo o país, por isso, esse trabalho é importante para entender o contexto educacional que se encontra o estado do Rio Grande do Norte para o ensino de física a partir da reforma do novo ensino médio, buscando avaliar como está ocorrendo a adaptação dos professores e dos estudantes do ensino médio, acerca dessa reforma, quais objetivos governamentais por trás dessa reforma, e quais implicações está ocasionando na educação atualmente e quais consequências virá a ocasionar futuramente.