o ensino de física no município de Caraúbas no contexto da reforma do Ensino Médio

Autores

  • Antônio Lúcio Da Silva Filho Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa)
  • Karla Raphaella Costa Pereira Universidade Federal Rural do semi-árido (Ufersa) https://orcid.org/0000-0001-7507-4627

Palavras-chave:

Brasil, BNCC, Currículo, Reforma do ensino médio, Rio Grande Norte

Resumo

A educação básica brasileira está passando por profundas transformações com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelecida pelas Resoluções CNE/CP n° 2 e n° 4 e pela Lei nº 13.415. Este plano de trabalho foi desenvolvido no contexto do curso de Licenciatura em Física do Centro Multidisciplinar de Caraúbas, iniciado em 2023.1. O objetivo é avaliar como os professores de física nas escolas públicas estão se adaptando às novas exigências das políticas públicas. A pesquisa inclui levantamento de dados sobre a formação e atuação dos professores, observação de momentos de formação pedagógica e entrevistas com professores. As entrevistas e levantamento de dados dos professores é uma atividade que ainda não foi realizada, embora tenha data prevista para sua realização. Foram realizados estudos teóricos, cursos de formações e apresentações em eventos acadêmicos, bem como a leitura e análise de documentos e livros relacionados à política educacional e ao currículo. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) introduziu mudanças significativas no currículo da educação básica brasileira, com o objetivo de unificar e padronizar os conteúdos e habilidades a serem ensinados em todo o país, por isso, esse trabalho é importante para entender  o contexto educacional que se encontra o estado do Rio Grande do Norte para o ensino de física a partir da reforma do novo ensino médio, buscando avaliar como está ocorrendo a adaptação dos professores e dos estudantes do ensino médio, acerca dessa reforma, quais objetivos governamentais por trás dessa reforma, e quais implicações está ocasionando na educação atualmente e quais consequências virá a ocasionar futuramente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Raphaella Costa Pereira, Universidade Federal Rural do semi-árido (Ufersa)

Professora Doutora adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-árido.

Downloads

Publicado

07-01-2025

Edição

Seção

Núcleo 3: Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes