PESQUISA DE Staphylococcus aureus E Salmonella spp. EM EMBUTIDOS CÁRNEOS REGISTRADOS EM SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL – SIM E ANALISADOS EM 2012 PELO LABORATÓRIO CENTRAL EM TRÊS MUNICÍPIOS DO ESTADO DOPARANÁ.
DOI:
https://doi.org/10.21708/avb.2015.9.1.4461Resumo
O presente trabalho teve como objetivo elucidar a qualidade higiênico-sanitária de embutidos cárneos registrados sob Inspeção Municipal e comercializados nos municípios paranaenses. Trinta e uma amostras foram coletadas pelas Vigilâncias Sanitárias Municipais e encaminhadas ao Laboratório Central do Estado - LACEN, sendo distribuídas entre Campo Largo (5), Campo Mourão (2) e Guarapuava (24). Dos embutidos analisados, 6,45% eram secos, 38,71% eram frescos e 54,84% eram cozidos e/ou defumados. No total, 22,58% das amostras estavam em desacordo para contagens de Staphylococcus aureus, sendo que a maior prevalência foi identificada nos embutidos cozidos e/ou defumados (57,14%). Para Salmonella spp. a prevalência foi de 6,5%, sendo isolada apenas em amostras de embutidos frescais. Estes dados permitem concluir que os embutidos cárneos analisados e registrados em Serviços Municipais de Inspeção no Estado do Paraná demonstram a necessidade de um maior controle higiênico-sanitário por parte dos produtores e órgãos fiscalizadores competentes. Um controle regular de qualidade de matérias-primas, ingredientes e insumos e com a implantação e implementação das Boas Práticas de Fabricação contemplando os processos e pessoas envolvidas na sua produção, distribuição e comercialização são fundamentais para que estes produtos venham a se adequar à legislação sanitária.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Acta Veterinaria Brasilica concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).