AVALIAÇÃO DO MEL COMERCIALIZADO NO MERCADO MUNICIPAL EM CAMPO GRANDE – MATO GROSSO DO SUL

Authors

  • Normandis Cardoso Filho Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD
  • Renan Soriano Sodexo/Puras do Brasil Comercial
  • Deyse Siena Nutrição Clínica

DOI:

https://doi.org/10.21708/avb.2012.6.4.2633

Abstract

O Mel é um produto natural utilizado como fonte alimentar ou terapêutica e de fácil acesso à população, sendo importante estabelecer a qualidade desses produtos adquiridos pelos consumidores. Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade do mel comercializado no Mercado Municipal Antônio Valente (Mercadão) em Campo Grande – MS. Foram coletadas 10 amostras de méis, que não possuíam identificação alguma, de todos os pontos de vendas existentes no Mercado Municipal. Foram determinados os seguintes parâmetros: umidade, cinzas, acidez, teste de lugol, reação de Fiehe, teste de Lund e pesquisa de sujidades. As determinações foram realizadas em triplicata e seguindo metodologia do Instituto Adolfo Lutz. Os resultados mostraram valores médios variando de 9,85% a 14,25% no teor de umidade; de 0,008% a 0,19% no teor de cinzas; 31,5 mEq/kg a 75,1 mEq/kg de acidez total. Nos testes qualitativos, 90% das amostras apresentaram resultados fora dos padrões estipulados pela legislação. Na pesquisa por sujidades evidenciou-se a presença de fragmentos de insetos em 100% das amostras analisadas. Concluiu-se que 100% das amostras que foram analisadas estavam em desacordo com os padrões requeridos pelo Ministério da Agricultura, para amostras de méis puros. Por se tratar de amostras sem qualidade fica a preocupação com a saúde da população consumidora desses produtos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Normandis Cardoso Filho, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

Ciência de Alimentos; Análises de Alimentos

Renan Soriano, Sodexo/Puras do Brasil Comercial

Gerente de Unidade Operacional

Deyse Siena, Nutrição Clínica

Nutrição Clínica

Published

2013-03-04

Issue

Section

Original Articles / Artigos de Pesquisa