TESTE DE LIGAÇÃO DO ESPERMATOZOIDE À MEMBRANA PERIVITELINA DA GEMA DE OVO APÓS ADIÇÃO DE RINGER LACTATO, CITRATO DE SÓDIO 2,92 % E SOLUÇÃO TRIS NO SÊMEN CAPRINO DESCONGELADO

Auteurs-es

  • Julio Cesar Oliveira Dias Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.21708/avb.2013.7.4.3477

Résumé

Com o presente estudo se verificou através do teste de ligação dos espermatozoides à membrana perivitelina da gema do ovo a capacidade fecundante dessas células após o descongelamento e adição das soluções Ringer com Lactato, Citrato de Sódio 2,92% e TRIS. O sêmen dos animais foi coletado e realizado os procedimentos padrões de análise e criopreservação seminal. Após o descongelamento foi adicionado os diluentes Ringer com Lactato, Citrato de Sódio 2,92 % e Solução TRIS, os quais continham substâncias protetoras aos espermatozoides. Logo após, foram realizados os Testes de Ligação do Espermatozoide à Membrana Perivitelina da Gema de Ovo e Morfológico. Os parâmetros seminais do sêmen fresco ficaram de acordo com preconizado pela legislação vigente. A capacidade de ligação dos espermatozoides à membrana perivitelina da gema do ovo foi semelhante entre os tratamentos (P>0,05), mas foi observada correlação positiva entre a motilidade espermática e a capacidade de ligação (P<0,05). A diluição do sêmen criopreservado com soluções isoosmóticas após o descongelamento pode ser útil na manutenção da qualidade espermática e no aumento do volume existente a fim de otimizar a realização de testes e biotecnologias reprodutivas in vitro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Julio Cesar Oliveira Dias, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil

Médico Veterinário atuando na área de Reprodução Animal (Fisiologia e Biotecnologias), com ênfase em ruminantes (bovinos, caprinos e ovinos)

Téléchargements

Publié-e

2014-01-17

Numéro

Rubrique

Original Articles / Artigos de Pesquisa