Cistopexia por sondagem pré-púbica no tratamento de retroflexão vesical redicivante em hérnia perineal em cão. Relato de caso.
DOI:
https://doi.org/10.21708/avb.2014.8.3.4232Resumo
Este trabalho tem o intuito de divulgar a técnica de cistopexia por meio de cistostomia com introdução de sonda de foley no tratamento de hérnia perineal crônica recidivante com conteúdo vesical. Recidivas da herniação perineal são ainda desafio ao cirurgião e técnicas que previnam ou tratem tal complicação devem ser difundidas. Deste modo, a realização da cistopexia tem por objetivo minimizar os casos de recidiva da retroflexão do órgão, situação considerada de urgência. No presente caso clínico, obteve-se a cistopexia após a realização de cistostomia e introdução de sonda de foley através da parede abdominal em cão com histórico de hérnia perineal crônica com retroflexão de bexiga e recidiva após herniorrafia perinal com aposição dos músculos do diafragma pélvico. A sonda foi mantida por oito dias para proporcionar a adesão da vesícula urinária à parede abdominal retro umbilical ventral, permitindo satisfatória recuperação do paciente. Embora algumas técnicas similares já tenham sido descritas, a aplicação do referido método não foi encontrado na literatura como método adjuvante à correção de hérnia perineal.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Acta Veterinaria Brasilica concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).