II Semana das Engenharias Ambiental e Civil

engenharia na prática: o engenheiro civil e ambiental no mercado de trabalho

Autores

  • CEO ATENA-UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Palavras-chave:

Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Mercado de Trabalho

Resumo

O mercado de trabalho das Engenharias Civil e Ambiental é bastante amplo e diversificado, sendo assim se faz necessário que os estudantes, ainda na Universidade, desenvolvam competências e habilidades, ampliando sobretudo conhecimentos teóricos ao mesmo tempo que se exige características como: inovação, criatividade, capacidade de trabalho em equipe, empreendedorismo e conhecimentos culturais. Além disso, é imprescindível que estes se apeguem às práticas construtivas com a sustentabilidade ambiental e responsabilidade com a sociedade, porque o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo.

Para desenvolver e despertar essas competências tão importantes para o futuro Engenheiro Civil e Ambiental foi que os Cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária do Campus Pau dos Ferros deu continuidade ao evento II Semana das Engenharias ambiental e Civil - II SEAC e abordou o tema: “Engenharia na prática: o engenheiro civil e ambiental no mercado de trabalho.”

Nessa II edição, a Semana das Engenharias Ambiental e Civil (SEAC) foi realizada no período de 30 de julho a 01 de agosto de 2019, pelos cursos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA – Câmpus Pau dos Ferros, com apoio da Pró - Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC através do Edital 001/2019.

A II SEAC trouxe diversas atividades ligadas ao ensino, a pesquisa e a extensão, proporcionando formação técnica e científica com troca de conhecimentos entre estudantes e profissionais das Engenharias. Diversas atividades foram realizadas, como: palestras, mesas redondas, minicursos, apresentação oral de trabalhos científicos, competições (taludes, concreto leve e maquetes de casa sustentável), mostra de profissões para escolas de ensino médio, escritório de engenharia e atividades culturais (apresentação instrumental, oficina de
dança e capoeira).

Com mais de 300 inscritos, o evento contou com a participação de estudantes de várias Instituições de ensino da cidade de Pau dos Ferros, bem como da região oeste do estado do Rio Grande do Norte, além das cidades vizinhas dos estados do Ceará e da Paraíba, representantes de órgãos governamentais desses municípios e os estudantes da UFERSA.

Os trabalhos científicos apresentados na semana compõem estes anais constam das seguintes áreas: Engenharia Civil (Estruturas, Geotecnia e Metodologias construtivas) e Engenharia Ambiental e Sanitária (Recursos hídricos, Poluição, Saneamento e Tecnologia Ambiental).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

ATENA-UFERSA, C. (2020). II Semana das Engenharias Ambiental e Civil: engenharia na prática: o engenheiro civil e ambiental no mercado de trabalho. ATENA - Portal De Anais De Eventos Da UFERSA. Recuperado de https://periodicos.ufersa.edu.br/atena/article/view/10270