PRODUÇÃO E COMPOSIÇÃO DO LEITE DE VACAS GIR E GUZERÁ NAS DIFERENTES ORDENS DE PARTO
Palavras-chave:
multíparas, número de lactações, primíparas, qualidade do leiteResumo
Objetivou-se com o presente estudo avaliar a interferência da ordem de parto e dos genótipos na produção de leite, duração da lactação e na composição do leite de vacas Gir e Guzerá. Utilizou-se um banco de dados com informações de outubro de 2005 a fevereiro de 2008, referentes a 36 vacas (19 Gir e 17 Guzerá). Não houve diferença significativa nem para a produção média diária de leite nem para a produção de leite estimada em 305 dias, e nem para a duração da lactação. Foi encontrada diferença significativa entre os genótipos para o teor de gordura das multíparas e no teor de proteína das primíparas e das multíparas. Para a lactose, as vacas multíparas da raça Gir apresentaram os maiores teores do que os da raça Guzerá. Entre as diferentes ordens de parto as vacas Guzerá multíparas apresentaram os maiores teores de gordura quando comparadas com as primíparas. Houve diferença significativa entre os genótipos para o extrato seco total (EST) e extrato seco desengordurado (ESD) nos animais primíparos e multíparos, exceto para o teor de EST das primíparas. A comparação de médias entre as raças e ordem de parto foi feita através do teste T para amostras independentes ao nível de 5%. A ordem de parto e a raça não interferiram na produção de leite de vacas Gir e Guzerá nas condições do presente trabalho, porém, para a composição química, houve interferência.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).