BIOMETRIA E DESENVOLVIMENTO DE PINHÃO-MANSO IRRIGADO COM DIFERENTES LÂMINAS DE ÁGUA RESIDUÁRIA E ADUBAÇÃO FOSFATADA

Autores

  • Antonio Evami Cavalcante Sousa Universidade Federal de Campina Grande
  • Hans Raj Gheyi Universidade Federal do Recôncavo Baiano
  • Frederico Antonio Loureiro Soares Instituto Federal de Educação Goiano
  • Elka Costa Santos Nascimento Universidade Federal de Campina Grande
  • Leandro Oliveira de Andrade Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Jatropha curcas L. Reúso. Índices fenológicos. Nutrição mineral

Resumo

O crescimento demográfico não só demanda maior exploração e utilização da água, mas também gera diferentes tipos de água residuária, como efluentes que são lançados diretamente nos cursos hídricos. Neste contexto, objetivou-se, com este trabalho, avaliar a viabilidade do uso de água residuária de origem doméstica sobre o crescimento de plantas de pinhão-manso, durante o terceiro ano de produção cultivado em ambiente protegido. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados sendo que os tratamentos foram dispostos em esquema fatorial 5 x 2, constituindo os fatores cinco níveis de reposição hídrica – RH (0,25; 0,50; 0,75; 1,00 e 1,25 do consumo da água pela planta) e duas doses de fósforo (135 e 200 g planta-1 ano-1) com quatro repetições. As plantas foram cultivadas em condições de vaso com capacidade de 200 L e no início do 3° ano de produção (presente trabalho) foi realizada uma poda drástica. As variáveis altura de planta, diâmetro caulinar, número de folhas e área foliar do pinhão-manso foram influenciadas pelas lâminas de reposição hídrica do consumo a partir dos 30 dias após a poda (DAP). O número de folhas e o diâmetro caulinar foram afetados pelas doses de fósforo aos 30 e 90 DAP, respectivamente. A altura de planta e a área foliar foram influenciadas pela interação dos fatores aos 30, 60 e 90 DAP. Já o peso de frutos e a eficiência do uso da água do pinhão-manso foram afetados pelas lâminas de reposição hídrica aplicadas, no entanto, não foram afetadas pelas doses de fósforo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Evami Cavalcante Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Aluno de Doutorado em Irrigação e Drenagem no curso de Pós-Graduação de Engenharia Agrícola da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola.

Hans Raj Gheyi, Universidade Federal do Recôncavo Baiano

Professor Visitante Nacional Sênior do Núcleo de Engenharia de Água e Solo na Universidade Federal do Recôncavo Baiano em Cruz das Almas-BA

Frederico Antonio Loureiro Soares, Instituto Federal de Educação Goiano

Professor Adjunto do IFGoiano em Rio Verde-GO

Elka Costa Santos Nascimento, Universidade Federal de Campina Grande

Aluna de graduação em Engenharia Agrícola e bolsista de Iniciação Ciêntifica-CNPq

Leandro Oliveira de Andrade, Universidade Federal de Campina Grande

Aluno de Doutorado em Irrigação e Drenagem no curso de Pós-Graduação de Engenharia Agrícola da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola.

Downloads

Publicado

14-04-2012

Edição

Seção

Engenharia Agrícola