BIOMETRIA E DESENVOLVIMENTO DE PINHÃO-MANSO IRRIGADO COM DIFERENTES LÂMINAS DE ÁGUA RESIDUÁRIA E ADUBAÇÃO FOSFATADA
Palavras-chave:
Jatropha curcas L. Reúso. Índices fenológicos. Nutrição mineralResumo
O crescimento demográfico não só demanda maior exploração e utilização da água, mas também gera diferentes tipos de água residuária, como efluentes que são lançados diretamente nos cursos hídricos. Neste contexto, objetivou-se, com este trabalho, avaliar a viabilidade do uso de água residuária de origem doméstica sobre o crescimento de plantas de pinhão-manso, durante o terceiro ano de produção cultivado em ambiente protegido. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados sendo que os tratamentos foram dispostos em esquema fatorial 5 x 2, constituindo os fatores cinco níveis de reposição hídrica – RH (0,25; 0,50; 0,75; 1,00 e 1,25 do consumo da água pela planta) e duas doses de fósforo (135 e 200 g planta-1 ano-1) com quatro repetições. As plantas foram cultivadas em condições de vaso com capacidade de 200 L e no início do 3° ano de produção (presente trabalho) foi realizada uma poda drástica. As variáveis altura de planta, diâmetro caulinar, número de folhas e área foliar do pinhão-manso foram influenciadas pelas lâminas de reposição hídrica do consumo a partir dos 30 dias após a poda (DAP). O número de folhas e o diâmetro caulinar foram afetados pelas doses de fósforo aos 30 e 90 DAP, respectivamente. A altura de planta e a área foliar foram influenciadas pela interação dos fatores aos 30, 60 e 90 DAP. Já o peso de frutos e a eficiência do uso da água do pinhão-manso foram afetados pelas lâminas de reposição hídrica aplicadas, no entanto, não foram afetadas pelas doses de fósforo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).