PARÂMETROS INTERFERENTES NA EUTROFIZAÇÃO DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DO AÇUDE ORÓS, CEARÁ
Palavras-chave:
Clorofila “a”. Qualidade de água. ReservatórioResumo
Este estudo objetivou avaliar os fatores que influenciaram a variação espacial da produção de clorofila “a” nas águas superficiais do açude Orós, Ceará, bem como, identificar os pontos de coleta das águas com características limnológicas semelhantes. Para avaliar a qualidade das águas no açude foram realizadas 12 coletas em 7 pontos de amostragens distintos, em intervalos bimestrais, durante o período de abril/2008 e abril/2010. As variáveis analisadas foram o nutriente fósforo total, a temperatura, a transparência das águas e a produção de clorofila “a”. Para identificar a similaridade entre os pontos de amostragens quanto ao processo de eutrofização aplicou-se a técnica de Análise Multivariada/Análise de Agrupamento Hierárquico (cluster analysis). O estudo identificou a influência dos fatores temperatura, transparência e teores de fósforo total na variação espacial da produção de clorofila “a”. O aumento da temperatura da água mostrou-se como o fator que mais contribuiu para a produção de clorofila “a” nas águas do reservatório.. Pela análise de Agrupamento Hierárquico foi possível identificar similaridade entre os pontos de coleta quanto aos indicadores de eutrofização das águas, tendo sido formado 2 grupos distintos, sendo que os atributos determinantes para formação do grupo 1 foram as maiores concentrações de sedimentos nas águas e os menores teores de clorofila “a”. Já para o grupo 2, foram determinantes os maiores valores de temperatura da água e das concentrações de clorofila “a”.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).