TESTE DE TETRAZÓLIO PARA ESTIMAR A VIABILIDADE EM SEMENTES DE QUIABO (Abelmoschus esculentus (L.) MOENCH)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252018v31n403rcPalavras-chave:
Malvaceae. Teste bioquímico. Testes rápidos.Resumo
Objetivou-se estabelecer o procedimento adequado do teste de tetrazólio para estimar a viabilidade em sementes de quiabo. Inicialmente, as sementes de quatro lotes de quiabo foram imersas em álcool (98%) por 60 minutos e seguida de 18 horas de embebição em água destilada a 25 ºC. Após este período, as sementes foram seccionadas longitudinalmente, imersas em soluções de tetrazólio de 0,025; 0,050 e 0,075% por 60, 90 e 120 minutos e mantidas em estufa a 35 e 40 °C. Posteriormente, as sementes foram avaliadas quanto à viabilidade, tendo como indicação a coloração dos tecidos (vermelho brilhante rosa ou vermelho carmim forte). Paralelamente, foi instalado o teste de germinação, cujos resultados serviram como referência para o teste de tetrazólio. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualisado, em esquema fatorial 3 x 3 + 1, (três concentrações do sal de tetrazólio x três períodos de imersão e a testemunha) em quatro repetições de 50 sementes para cada tratamento. O teste de tetrazólio para estimar a viabilidade em sementes de quiabo deve ser realizado em solução de tetrazólio de 0,075%, por 90 minutos, a 35 °C.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).