PROTRUSÃO RADICULAR NA QUALIDADE DE SEMENTES DE CHIA
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252019v32n129rcPalavras-chave:
Salvia hispanica. Vigor. Raiz primária.Resumo
O teste de protrusão radicular é um teste de vigor, baseando no princípio de que sementes com alto vigor emitem a raiz primária mais rápido em comparação com as menos vigorosas. A chia é uma planta propagada por sementes, sendo motivo de pesquisa pelos seus benefícios a saúde, mas com poucas informações técnicas sobre a cultura. O objetivo do trabalho foi adequar à metodologia do teste de protrusão radicular para determinação do vigor de lotes de sementes de chia. Utilizou-se cinco lotes de sementes de chia, submetidos à avaliação da qualidade inicial por meio dos testes de germinação e vigor (primeira contagem de germinação, emergência e índice de velocidade de emergência). O teste de protrusão radicular foi realizado nas temperaturas de 20, 25 e 30 ºC, e avaliado a cada duas horas até 42 horas, onde se obteve a estabilidade da protrusão, e sendo utilizado o critério de contagem de 2 mm de raiz primária. O teste de protrusão radicular na temperatura de 20 ºC não distinguiu os lotes semelhantes à emergência. A 25 °C, foi possível classificar os lotes de forma semelhante à emergência após 30 horas. A temperatura de 30 °C foi eficiente na aceleração da protrusão radicular e separação dos lotes de sementes. O teste de protrusão radicular é sensível para detectar diferenças de vigor entre os lotes de sementes de chia, devendo ser conduzido por 30 horas a 25 ºC.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).