CRESCIMENTO INICIAL DE MUDAS DE CEREJEIRA-DO-MATO (Eugenia involucrata DC) EM SUBSTRATO ENRIQUECIDO COM SUPERFOSFATO SIMPLES
Keywords:
Eugenia involucrata DC, propagação, adubação.Abstract
Conduziu-se este experimento, em viveiro telado (50%) localizado no pomar da Universidade Federal de Lavras (UFLA) com o objetivo de avaliar a resposta inicial de mudas de cerejeira-do-mato ao efeito de doses de superfostato simples. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados com quatro tratamentos, quatro repetições e dezesseis plantas por parcela. Foi utilizado 4 doses de superfosfato simples (0; 2,5; 5,0 e 10,0 kg/m3 de substrato). A adubação com o superfosfato simples foi feita no substrato, na época do enchimento dos sacos para produção das muda. Foram avaliadas as características: altura da muda (cm), comprimento da raiz (cm), número de folha/planta, matéria seca da parte aérea, da raiz e total (g/planta). Houve efeito significativo das doses de superfosfato simples para todas as características a exceção do comprimento de raiz e matéria seca de raiz. Sendo as doses de 5,29; 10,0; 5,86 e 6,15 10,0 kg/m3 de substrato as que proporcionaram maior altura (17,18 cm); número de folhas (9,85); matéria seca da parte aérea (2,04 g) e matéria seca total (2,76 g), respectivamente.Downloads
Downloads
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).