ACÚMULO DE SERAPILHEIRA EM PLANTIOS PUROS E EM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA NA FLORESTA NACIONAL DE NÍSIA FLORESTA-RN
Keywords:
Mata Atlântica, espécies nativas, serapilheira.Abstract
Este trabalho objetivou estimar a taxa de acúmulo de serapilheira em parcelas de Parkia pendula Benth., Caesalpinia ferrea var. ferrea Mart. ex Tul., Caesalpinia echinatta Lam., Mimosa caesalpiniifolia Benth. e em um fragmento de mata atlântica na Floresta Nacional de Nísia Floresta, no Município de Nísia Floresta-RN. A biomassa foi coletada com auxílio de uma moldura metálica em 10 pontos de cada parcela nos períodos seco e chuvoso de 2003. O material foi separado nas frações folhas, galhos+cascas e miscelânea, lavado, seco em estufa a 65ºC por 48 horas e pesado. Observou-se maior acúmulo de biomassa no plantio de Parkia pendula com 15,49 Mg.ha-1 e os menores valores no plantio de Caesalpinia echinatta com 9,52 Mg.ha-1. Além disso, verificou-se em todas as parcelas que a fração foliar foi o maior componente, com destaque para Caesalpinia ferrea e Mimosa caesalpiniifolia, acumulando 10,38 e 10,25 Mg.ha-1, respectivamente. A contribuição da fração galhos+cascas foi maior no plantio de Parkia pendula, com 4,95 Mg.ha-1 e na mata nativa com 3,19 Mg.ha-1. O acúmulo de serapilheira nos plantios puros foi maior no período seco, atingindo 33% a mais do que na estação chuvosa. A análise de agrupamento (Cluster) reuniu as diferentes tipologias florestais em dois blocos, sendo o primeiro formado por Caesalpinia ferrea, Mimosa caesalpiniifolia e Parkia pendula, e o segundo por Caesalpinia echinatta e mata nativa, com a fração folha sendo a principal variável discriminatória.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).