CARACTERIZAÇÃO E USO DE SOLOS EM REGIÃO SEMI-ÁRIDA DO MÉDIO OESTE DO RIO GRANDE DO NORTE
Keywords:
Classificação de solos, Semi-Árido, PedogêneseAbstract
A paisagem local como regional apresenta duas paisagens distintas: a de remoção de sedimentos da parte elevada e a pedopaisagem de acúmulo de sedimentos na área de baixio com as pedoformas convexo-convexas, com as curvaturas maiores nos baixios. O objetivo do presente trabalho foi de caracterizar fisicamente, morfologicamente e quimicamente os grupos de solos, localizados em região Semi-Árida do médio oeste do Rio Grande do Norte. São poucos os estudos sobre a morfologia, mineralogia, gênese e classificação dos solos desenvolvidos no estado do Rio Grande Norte principalmente no médio oeste. Dentro deste contexto oito perfis de solos representativos dessa paisagem sobre a Caatinga no Semi-Árido foram caracterizados por meio de descrição morfológica, analises granulométricas e análises químicas. Os resultados observados na granulometria dos Luvissolos e Neossolos Fluvicos refletem basicamente as diferentes situações de deposição de material nesses solos. Os valores elevados de carbono orgânico e nitrogênio nos horizontes superficiais, decrescente com a profundidade e a forte presença de cálcio e magnésio justificaram a variação de pH e o valor da soma de bases elevadaDownloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).