FIXAÇÃO BIOLÓGICA DO NITROGÊNIO E CRESCIMENTO DE PLANTAS DE LEUCENA (Leucaena leucocephala (Lam.) De Wit.) SOB SALINIDADE
Keywords:
tolerância à salinidade, Bradyrhizobium, NaCl.Abstract
Este trabalho teve como objetivo verificar os efeitos da salinidade no crescimento e na fixação biológica do nitrogênio de plantas de leucena. As plantas cresceram em vasos de Leonard, contendo areia lavada e esterilizada, e os tratamentos foram distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, num esquema fatorial 3x3, com 5 repetições. O primeiro fator correspondeu a não inoculação e inoculação com as estirpes de Bradyrhizobium sp SEMIA 6070 e SEMIA 6153 e o segundo fator, às doses de NaCl (0, 25 e 50 mol m-3). Analisaram-se a altura e o acúmulo de massa seca, o número de nódulos e o teor de nitrogênio nas plantas. A inoculação das plantas com a estirpe SEMIA 6070 proporcionou maior crescimento e maior acúmulo de nitrogênio nas plantas que não foram submetidas à salinidade. A nodulação não foi afetada pela salinidade. A inoculação com a estirpe SEMIA 6153 proporcionou maior tolerância à salinidade.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).