QUALIDADE DE CULTIVARES DE ALFACE PRODUZIDA EM CONDIÇÕES SALINAS
Keywords:
Lactuca sativa L. Estresse salino. Irrigação.Abstract
Objetivou-se avaliar a qualidade de cultivares de alface sob estresse salino, em um experimento realizado em casa de vegetação. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5 x 5, com três repetições. Os tratamentos resultaram cinco níveis de salinidade da água de irrigação (0,50; 1,5; 2,5; 3,5 e 4,5 dS m-1) e cinco cultivares de alface (Mônica SF31, Grandes Lagos 659, Veneranda, Folha Roxa Quatro Estações e Stella). As características avaliadas nas folhas de alface foram: pH, sólidos solúveis totais (SST), acidez total titulável (ATT) teor de vitamina C (ácido cítrico). A análise dos resultados permitiu concluir que a interação dos fatores salinidade e cultivares foi significativa. Os parâmetros de qualidade avaliados foram afetados significativamente pela salinidade, no entanto, a intensidade desse efeito variou de acordo com a cultivar utilizada.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).