NÃO-PREFERÊNCIA PARA OVIPOSIÇÃO DE TRAÇA-DAS-CRUCÍFERAS EM GENÓTIPOS DE COUVE-FLOR
Keywords:
Plutella xylostella, Brassicaceae, Tipos de resistências, Insecta.Abstract
A traça-das-crucíferas, Plutella xylostella (L.) (Lepidoptera: Plutellidae), é uma das principais espécies de inseto-praga de plantas da família Brassicaceae no Brasil e no mundo. A utilização de genótipos resistentes para o seu controle é uma alternativa promissora. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a distribuição dos ovos na planta, a densidade de adultos por planta e determinar o efeito de genótipos de couve-flor na oviposição de P. xylostella. O experimento foi desenvolvido na área experimental do Departamento de Fitossanidade da FCAV/UNESP - Campus de Jaboticabal, SP. Foram utilizados os genótipos Teresópolis Gigante, Verona, Barcelona, Sharon, Silver Streak e Piracicaba Precoce. A distribuição de ovos e o efeito da densidade de adultos de P. xylostella foram avaliados somente com a utilização do genótipo Sharon. Enquanto nos testes para determinar o efeito de genótipos de couve-flor na oviposição da P. xylostella foram avaliados além do genótipo Sharon o Teresópolis Gigante, Verona, Barcelona, Sharon, Silver Streak e Piracicaba Precoce. Concluiu-se que a P. xylostella tem maior preferência para ovipositar no caule do que nas folhas basais da planta. A densidade de três casais de adultos de P. xylostella por planta é a melhor para discriminar genótipos de couve-flor quanto aos graus de resistência para não-preferência para oviposição. Nos testes de preferência para oviposição de P. xylostella com chance de escolha os genótipos Sharon, Piracicaba Precoce, Barcelona, Verona e Teresópolis Gigante são os menos preferidos para oviposição, enquanto nos testes sem chance de escolha os genótipos não diferiram entre si.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).