AVALIAÇÃO DOS COMPONENTES DE PRODUÇÃO DA MAMONEIRA EM FUNÇÃO DE DOSES DE CALCÁRIO E FÓSFORO
Keywords:
Reação do solo. Correção de acidez. Adubação fosfatada.Abstract
Os solos do brejo paraibano, em geral, são ácidos e com baixos níveis de fósforo disponível, limitando seriamente o rendimento das plantas. Foi conduzida uma pesquisa em casa de vegetação, com o objetivo de avaliar doses de calcário e fósforo na cultura da mamona. Os tratamentos foram compostos por cinco níveis de fósforo: 0,0; 80; 160; 240 e 360 kg ha-1 de P2O5 e quatro doses de calcário: 0,0; 2,5; 3,5 e 4,5 t ha-1 em delineamento experimental de blocos casualizados com esquema fatorial 4 x 3 (quatro níveis de fósforo e três doses de calcário) mais dois tratamentos adicionais zero de fósforo (0,0 P2O5: 2,5 t ha-1 de calcário) e zero de calcário (240 P2O5: 0,0 t ha-1 de calcário), com três repetições. O calcário reduziu a acidez do solo e não se verificou efeito da aplicação do fósforo (≥ 80 kg ha-1 de P2O5) na presença da calagem (≥ 2,5 t ha-1 de CaCO3) bem com do calcário (≥ 2,5 t ha-1 de CaCO3) na presença do fósforo (≥ 80 kg ha-1 de P2O5). O fósforo aplicado na ausência do calcário foi mais limitante ao rendimento da cultura do que o calcário na ausência do fósforo.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).