CURVA DE ABSORÇÃO DE NUTRIENTES EM ALFACE HIDROPÔNICA
Keywords:
Lactuca sativa L.Hidroponia. Produção. Nutrição mineral.Abstract
Visando contribuir com o conhecimento a respeito de plantas de grande importância nutricional o trabalho objetiva estudar a marcha de absorção de nutrientes em alface em sistema hidropônico. Instalou-se um experimento na Fazenda Canto Verde, Mossoró, RN, no delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições e os tratamentos estudados foram constituídos pelas seis épocas de coleta: 0, 6, 12, 18, 24 e 30 dias após transplantio (DAT). Avaliou-se a produção de massa fresca e seca da parte aérea, concentração e conteúdo de macronutrientes acumulados ao longo do tempo. A cultivar obteve 5,12 kg m-2 de produtividade. Em termos de concentração de nutrientes na parte aérea, os nutrientes avaliados N, P e K apresentaram teores coerentes com a literatura citada, sendo o potássio o nutriente em maior evidência durante o ciclo, apresentando comportamento na concentração, ao longo do ciclo, de forma cúbica. O conteúdo de nutrientes (mg planta-1) apresentou valor elevado para o potássio (641,7 mg planta-1), abaixo do normal para fósforo (31,9 mg planta-1) e de acordo com a literatura para o nitrogênio (295,4 mg planta-1).Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).