PERFIL DE PROPRIEDADES LEITEIRAS OU COM PRODUÇÃO MISTA NO NORTE DE MINAS GERAIS
Keywords:
Pecuária leiteira, Nutrição, Reprodução, Sanidade, Semi-árido.Abstract
Este trabalho teve como objetivo caracterizar propriedades leiteiras, situadas na mesorregião do norte de Minas Gerais e pesquisar os principais problemas nessa área. Foi observado que dentre 47 produtores entrevistados, 26 atuavam somente no setor de leite e 21 nos setores de leite e de corte, simultaneamente. Os sistemas preferencialmente utilizados foram os extensivos (45%) e semi-extensivos (46%). As propriedades apresentaram médias com produção de 295,2 litros/dia e 36,3 vacas em lactação. A monta natural não controlada foi o manejo reprodutivo mais utilizado. Nos rebanhos eram utilizados mais frequentemente touros das raças Gir (42%) e Holandesa (35%) e foi constatado o predomínio de matrizes de grau de sangue zebuíno nas propriedades de sistema misto de produção. O preço pago pelo leite foi um dos maiores problemas apontados, seguido por infestações de Boophilus microplus. Durante a seca o volumoso mais utilizado foi a cana-de-açúcar com uréia e durante as chuvas era preferencialmente utilizado o pastejo continuo. A utilização de carrapaticidas foi relatada em 93,6% das propriedades, sendo que somente 15 delas adotavam aplicação estratégica. Os dados obtidos são importantes para conhecer e comparar o perfil de fazendas leiteiras nessa região, fomentado a busca por pesquisas e alternativas para melhorar a produtividade e a sustentabilidade de produtores com essas condições de criação.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).