EFEITO DA OMISSÃO DE MACRO E MICRONUTRIENTES NO CRESCIMENTO DE PINHÃO-MANSO
Keywords:
oleaginosas, adubação, macronutrientesAbstract
O objetivo do presente trabalho foi avaliar a limitação nutricional do pinhão-manso (Jatropha curcas L.) e o efeito da omissão dos nutrientes no crescimento da planta. O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Núcleo de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, em Montes Claros, por meio da técnica de elemento faltante. Utilizaram-se amostras de um Latossolo Vermelho-Amarelo Distrófico Típico coletado da camada de 0-20 cm de profundidade, sob vegetação de cerrado. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com três repetições, e os tratamentos foram: solo adubado com calagem, macro e micronutrientes, ausência de calagem e omissão de cada nutriente por vez. As plantas sob omissão de P, K e calagem apresentaram menor crescimento. A parte aérea das plantas deficientes em N, P, K, Ca, Mg e da calagem foi mais afetada. As raízes das plantas de pinhão-manso foram mais afetadas pela deficiência de N, P, Mg e Ca. Os resultados mostraram que a deficiência nutricional observada no pinhão-manso refere-se basicamente aos macronutrientes e à calagem.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).