CARACTERIZAÇÃO DA MASTITE OVINA NO NORTE DE MINAS GERAIS: OCORRÊNCIA, ETIOLOGIA E EPIDEMIOLOGIA
Keywords:
Fatores de risco. Produção de ovinos. Doenças de Ovinos.Abstract
A mastite é responsável por perdas expressivas nos sistemas de criação de ovinos de corte devido ao baixo desenvolvimento de cordeiros ou morte por inanição, além do descarte precoce e, ocasionalmente a morte de matrizes. Foram realizados estudos para determinar a ocorrência de mastite na região norte de Minas, caracterizar os principais agentes etiológicos envolvidos e identificar os fatores de manejo predisponentes à enfermidade. A ocorrência de mastite sob a forma clínica foi de 11,19% e, sob a forma subclínica de 54,54% dos casos analisados, predominando como agente etiológico Staphylococcus coagulase negativo. Quanto à caracterização epidemiológica a freqüência de limpeza das instalações (P<0,05) e a prática de esgota das fêmeas (P<0,01) apresentaram relação de dependência com a ocorrência da doença, sendo este trabalho uma contribuição para a elaboração de medidas profiláticas da mastite em criatórios de ovinos da região Norte de Minas Gerais.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).