CURSO DIÁRIO DAS TROCAS GASOSAS EM PLANTAS DE FEIJÃO-CAUPI SUBMETIDAS A DEFICIÊNCIA HÍDRICA
Keywords:
Potencial hídrico, deficiência hídrica, fotossínteseAbstract
O presente trabalho teve o objetivo de verificar o comportamento ecofisiológico do feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) variedade BRS Xiquexique, cultivado sob diferentes níveis de deficiência hídrica. As plantas foram cultivadas em vasos com capacidade de 10L, preenchidos com substrato composto por: 88,45% de areia, 7,84 % de silte e 3,71% de argila. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com três tratamentos (T0 − reposição de 100% da evapotranspiração, T1− reposição de 50% e T2 − reposição de 25%) e cinco repetições. Quatro dias antes, T1 e T2 sofreram período de estresse e foram, em seguida, reidratadas. No dia das avaliações, as plantas dos tratamentos T1 e T2 foram submetidas ao estresse hídrico progressivo durante três e cinco dias, respectivamente. As características analisadas foram: potencial hídrico foliar, fotossíntese líquida, condutância estomática, transpiração, carbono interno e temperatura foliar. A menor disponibilidade de água provocou reduções nas taxas de fotossíntese líquida, condutância estomática e transpiração em T1 e T2, quando comparados ao T0. As taxas de carbono interno em T2 foram maiores entre os tratamentos analisados. A reposição de 50% da água perdida não afetou a fotossíntese líquida.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).