CRESCIMENTO DO FEIJÃO-CAUPI IRRIGADO COM ÁGUA RESIDUÁRIA DE ESGOTO DOMÉSTICO TRATADO
Keywords:
Vigna unguiculata, L., solução nutritiva, impacto ambientalAbstract
Objetivando investigar a massa vegetal do feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) foi conduzido um experimento em condições protegidas. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com seis tratamentos e quatro repetições: T1 – água de abastecimento; T2, T3, T4 mistura de água de esgoto doméstico tratado e abastecimento (25-75%; 50-50% e 75-25%, respectivamente), T5 – apenas água de esgoto tratado e T6 – água de abastecimento + fertilizantes minerais, e quatro repetições. O aumento da proporção do efluente doméstico na AGU, a de abastecimento para a fertigação das plantas de feijão-caupi incrementou a produção de matéria seca da raiz, caule e folha, evidenciando o crescimento proporcional das plantas. Na ausência de adubação mineral, os solos irrigados com água residuária de esgoto tratado conseguem suprir as necessidades nutricionais do feijão-caupi, comprovando a viabilidade técnica do potencial agrícola de utilização dessas águas.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).