ESTUDO COMPARATIVO DE DIFERENTES METODOLOGIAS PARA DETERMINAÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇAO DE REFERÊNCIA EM EUNAPOLIS - BA
Keywords:
Variáveis climáticas, Equações empíricas, EvapotranspiraçãoAbstract
Neste trabalho objetivou-se avaliar o desempenho de algumas equações empíricas usadas para estimar a evapotranspiração de referência em relação ao método padrão Penman-Monteith FAO – 56 para as condições climáticas do município de Eunápolis – BA. Foram utilizadas variáveis climáticas referentes aos anos de 2006 e 2007 obtidas através da plataforma automática de coleta de dados da Superintendência de Recursos Hídricos da Bahia/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no qual se obteve a média para os dois anos. Para comparar os valores de ET0 estimados por meio das equações empíricas com os do método padrão Penman-Monteith (FAO 56) foram considerados os parâmetros da equação de regressão (a e b), o coeficiente de determinação (r²), coeficiente de correlação c, estimativa do erro padrão (EEP), índice de concordância (d), índice de confiança ou desempenho c, nas escalas de um, três, cinco e sete dias. Os resultados obtidos neste estudo evidenciam que o método Hargreaves-Samani superestimou a ET0 em 23% caracterizando-o como o pior método para estimá-la. O método da Radiação e Blaney-Criddle apresentaram desempenho satisfatório para estimativa da ET0 para as condições climáticas da região estudada.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).