EFEITO DA ESTERILIZAÇÃO DO SUBSTRATO SOBRE O CRESCIMENTO DE MUDAS DE MELOEIRO EM PRESENÇA DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES E COMPOSTOS ORGÂNICO
Keywords:
Cucumis melo L. Colonização micorrízica. Matéria orgânica.Abstract
O efeito da adubação orgânica no crescimento de mudas de meloeiro inoculadas com fungo micorrízico arbuscular (FMA) foi avaliado em casa de vegetação da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza - CE. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado com quatro repetições, constituindo-se os tratamentos por solo esterilizado ou não e presença ou ausência de composto orgânico. A semente do meloeiro foi germinada em bandejas contendo substrato formado por 70% de solo e 30% de pó de coco verde e a inoculação micorrízica ocorreu no momento da semeadura utilizando-se uma mistura das espécies Glomus clarum e Glomus intraradices. As mudas com a primeira folha definitiva foram transplantadas para vasos com solo esterilizado ou não e adubados ou não com composto orgânico. Após 30 dias do transplantio, realizou-se a coleta das plantas para determinação da biomassa fresca e seca da parte aérea, comprimento da parte aérea, diâmetro da haste, colonização micorrízica arbuscular e conteúdos de macro e micronutrientes. Na formação de mudas de meloeiro a aplicação de composto orgânico não comprometeu a atividade micorrízica arbuscular e aumentou a produção de biomassa seca da parte aérea. A presença de FMA nas raízes influenciou no acúmulo de macro (N, P e Ca) e micronutrientes (Fe e Mn) na parte aérea das plantas de meloeiro adubadas com composto orgânico em solo estéril.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).