AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DE SILÍCIO E FÓSFORO EM AMOSTRAS DE SOLOS
Keywords:
Zea mays, Sorghum bicolor, Extratores químicos, Resíduo de siderurgia, Adubação silicatadaAbstract
O objetivo desse trabalho foi avaliar os dois métodos de extração de silício (Si) e dois de fósforo (P) em amostras de Latossolos cultivados com milho e sorgo. Os experimentos foram realizados em casa-de-vegetação, no delineamento inteiramente casualizado, sendo que para o milho o esquema fatorial 5x2x2, constituído por cinco doses de P (0; 96; 192; 288 e 480 mg dm-3), na ausência e na presença de 300 mg dm-3 de escória de siderurgia em dois Latossolos e quatro repetições, enquanto para o sorgo o delineamento experimental foi 5x2, sendo utilizado apenas um solo. As parcelas experimentais foram submetidas a dois períodos de incubação, o primeiro com escória (apenas metade das parcelas) e em seguida com calcário. No primeiro experimento foram cultivadas duas plantas de milho por vaso durante 45 dias e em seguida dez plantas de sorgo durante 60. Após os experimentos realizou-se a coleta das plantas, sendo avaliada a altura de plantas, o diâmetro do colmo e a matéria seca da parte aérea do milho e apenas a matéria seca da parte aérea do sorgo, os teores de Si e P nas amostras de solo e nas plantas. O solo de textura média apresentou melhores correlações de Si e P. O método de ácido acético (CH3COOH) foi considerado o melhor para a extração de Si. Para o P tanto o método Olsen quanto o Mehlich 1 obtiveram boa correlação. O sorgo apresentou maiores coeficientes de correlação do que o milho.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).