PRODUÇÃO E QUALIDADE DE MELÃO CANTALOUPE CULTIVADO COM ÁGUA DE DIFERENES NÍVEIS DE SALINIDADE
Keywords:
Cucumis melo L., Irrigação, Águas salinasAbstract
Nos últimos anos, o cultivo do melão do grupo Cantaloupe aumentou sua participação no mercado de 15 a 20%. São considerados sensíveis à salinidade do solo, exigindo mais cuidados na produção, porém apresentam características organolépticas mais atrativas e maior valor comercial. Dentre os problemas enfrentados pela cultura do melão no Estado do Rio Grande do Norte, o efeito da salinidade da água e do solo é considerado um dos principais fatores que limitam a produção e qualidade dos frutos. O objetivo do trabalho foi de estudar o efeito de diferentes níveis de salinidade da água de irrigação na produção e qualidade do melão Cantaloupe híbrido ‘Sedna’. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados com quatro repetições. Os tratamentos constaram de concentrações de sais na água de irrigação por gotejamento (0,54; 1,48; 2,02; 3,03; 3,9 dS m-1). As características avaliadas de produção e qualidade foram: número de frutos comerciais por planta, produtividade de frutos comerciais, massa média de frutos, sólidos solúveis (SS) e firmeza de polpa. O incremento do nível de salinidade na água de irrigação influencia negativamente o rendimento do hídrido de melão ‘Sedna’. A perda de rendimento em resposta à salinidade ocorreu pela redução do número de frutos por planta. Os valores médios de sólidos solúveis e de firmeza de polpa não foram influenciados pela salinidade da água de irrigação.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).