GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE MACAMBIRA (Bromelia laciniosa Mart. ex Schult)
Keywords:
Bromelia laciniosa, Dormência, Luz, TemperaturaAbstract
Macambira é uma bromélia utilizada na alimentação do homem e dos animais domésticos no nordeste brasileiro, principalmente em épocas de seca. O trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar métodos para superação da dormência e verificar os efeitos da luz e temperatura na germinação de macambira. No primeiro experimento, as sementes foram submetidas aos seguintes tratamentos: imersão na acetona, no álcool, no éter, e água quente, lavagem em água corrente, exposição ao frio seco, exposição ao calor seco e testemunha. Foram determinados os percentuais de germinação, primeira contagem de germinação, índice de velocidade de germinação e o tempo médio de germinação. No segundo experimento, após tratamento de imersão na acetona por 60 minutos, as sementes foram colocadas para germinar nas seguintes condições: luz contínua e 25 oC constante; luz contínua e 30 oC constante; luz contínua e 35 oC constante; luz contínua e temperaturas (35 oC/8h e 20 oC/16h); escuro contínuo e 25 oC constante; escuro contínuo e 30 oC constante; escuro contínuo e 35 oC constante; escuro contínuo e temperaturas (35 oC/8h e 20oC/16h); alternância de luz (escura/16h e luz/8h) e temperatura de 25 oC constante; alternância de luz (escura/16h e luz/8h) e temperatura de 30oC constante; alternância de luz (escura/16h e luz/8h) e temperatura de 35 oC constante; alternância de luz e temperatura (escuro/20 oC/16h e luz/35 oC/8h) e alternância de luz e temperatura (escuro/25 oC/16h e luz/35 oC/8h). Concluiu-se que a imersão na acetona por 60 minutos é o tratamento mais eficiente para promover a germinação e o vigor das sementes. As sementes de macambira não germinam na ausência de luz, comportando-se como fotoblásticas positivas.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).