SUPRESSÃO IMPOSTA PELO ATRAZINE A Digitaria horizontalis EM FUNÇÃO DO ESTÁDIO DE DESENVOLVIMENTO
Keywords:
Capim-colchão, pós-emergência, Poaceae, triazinasAbstract
O herbicida atrazine é utilizado em áreas de cultivo de milho, sorgo e milheto, mas pouco tem sido feito para determinar a susceptibilidade de Digitaria horizontalis em função do seu estádio de desenvolvimento no momento da aplicação. O trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do estádio de desenvolvimento de Digitaria horizontalis no momento da aplicação quanto a supressão imposta pelo atrazine. O ensaio foi implantado em vasos com capacidade de 10 dm-3 de solo, em condições de casa de vegetação de forma que as unidades ficassem dispostas de forma inteiramente casualizada, em esquema fatorial 5 x 3, com quatro repetições. Os tratamentos corresponderam a cinco doses de atrazine: 0; 0,5; 1,5; 2,5 e 4,0 kg de i.a. ha-1, aplicadas em três estádios de desenvolvimento de D. horizontalis (duas folhas, quatro folhas e de um a dois afílhos). Aplicações realizadas em estádios mais tardios foram ineficientes no controle dessa espécie, apesar de causarem reduções significativas no acúmulo de massa seca da parte aérea, radicular e na redução da altura das plantas. Para aplicações realizadas no estádio de duas folhas, foi possível obter no máximo 60% de controle com a utilização 4,0 kg ha-1 de atrazine, evidenciando a ineficiência desse herbicida no controle dessa espécie.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).