GRADIENTES TÉRMICOS NATURAIS NA ESTIMATIVA DO FLUXO DE SEIVA PELO MÉTODO GRANIER
Keywords:
densidade de fluxo, dissipação térmica, xilema, mangaAbstract
Os efeitos dos gradientes térmicos naturais (GTN) no caule se constituem em uma das dificuldades metodológicas para estimativa do fluxo de seiva pelo método Granier. O presente trabalho estudou o efeito causado pelo GTN na estimativa do fluxo de seiva com a sonda de dissipação térmica na cultura da manga. O estudo foi realizado em plantas de manga em dois estágios de desenvolvimento: a) Em início de desenvolvimento, com plantas de 0,66; 0,73 e 1,78 m2 de área foliar, plantadas em vasos de 15 litros e 50 litros. O estudo foi conduzido em ambiente protegido com telado e em campo aberto; b) Em uma planta de 50,7 m2 de área foliar em pomar de idade de 30 meses. Para minimizar o efeito dos GTN foram testados diferentes isolamentos térmicos do caule de plantas em vaso. As medidas das diferenças térmicas foram obtidas em planta adulta com elevada densidade de folhas e pequena exposição dos ramos à radiação solar. Em plantas adultas de manga, com sensores posicionados no interior da copa, os gradientes térmicos foram menores, comparados a ramos expostos de plantas jovens. Em ramos expostos é necessária, para minimização do GTN, a utilização de cobertura de todo ramo acima e abaixo do sensor com neoprene e proteção com laminado de todo ramo. A temperatura do ar pode ser utilizada, com eficiência, para as correções dos gradientes térmicos. É indispensável a correção dos GTN presentes no caule para a adequada estimativa da densidade de fluxo de seiva pelo método Granier.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).