COMPRIMENTO DE ESTACAS NA PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE BAMBURRAL (Hyptis suaveolens (L.) POIT.)
Keywords:
Planta medicinal. Reprodução. Medicina popular.Abstract
Hyptis suaveolens (L.) Poit.) (Lamiaceae) é uma espécie medicinal muito utilizada na medicina popular do nordeste brasileiro no tratamento de doenças respiratórias, antiespasmódicas, sudoríferas e útil no tratamento de gota. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência de diferentes comprimentos de estacas no enraizamento do bamburral. O ensaio foi conduzido durante 30 dias em casa de vegetação do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA). O delineamento experimental foi em blocos casualizados com quatro comprimentos de estacas (5; 10; 15 e 20 cm) e quatro repetições, sendo 10 estacas por parcela. Após 30 dias do plantio, foram avaliadas as características: porcentagem de sobrevivência, porcentagem de enraizamento, comprimento da maior raiz, diâmetro inicial e final das estacas, massa seca da parte aérea e de raiz. Conclui-se que o comprimento de estaca não afeta o enraizamento de bamburral.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).