EMERGÊNCIA E QUALIDADE DE MUDAS DE Copernicia prunifera EM FUNÇÃO DA EMBEBIÇÃO DAS SEMENTES E SOMBREAMENTO
Keywords:
Carnaúba. Tratamento pré-germinativo. Produção de mudas.Abstract
Objetivou-se avaliar o efeito da embebição das sementes e do sombreamento na emergência e qualidade de carnaúba. Utilizou-se um delineamento inteiramente casualizado com 4 repetições de 20 sementes, dispostos em parcelas subdivididas, sendo o fator principal quatro períodos de sombreamento e o fator secundário dois tipos de sementes. Após 120 dias da semeadura, verificou-se maior porcentagem e velocidade de emergência e menor tempo médio de emergência em sementes embebidas (80%, 0,53 e 31 dias). As plantas produzidas sem sombreamento apresentaram máxima germinabilidade em menor tempo (35 dias), não diferindo daquelas com sombreamento à tarde (36,9 dias). Na razão entre comprimento da parte aérea e diâmetro do coleto, verificaram-se menores valores nas plantas produzidas a pleno sol (3,61 cm mm-1), não diferindo daquelas com sombreamento à tarde. No índice de qualidade de Dickson, constatou-se melhor equilíbrio nas plantas obtidas a partir de sementes embebidas (0,29) e naquelas produzidas com sombreamento pela manhã (0,33). A embebição das sementes de carnaúba possibilita maior porcentagem de emergência e acelera esse processo, além de produzir plantas de melhor qualidade. A produção de carnaúba a pleno sol proporciona a máxima germinabilidade das sementes em menor tempo e verificam-se mudas de melhor qualidade.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).