CONCENTRAÇÕES DE ÁCIDO INDOLBUTÍRICO, COMPRIMENTO E ÉPOCA DE COLETA DE ESTACAS, NA PROPAGAÇÃO DE UMBUZEIRO
Keywords:
Propagação. Spondias tuberosa Arruda Câmara. Caatinga. Enraizamento de estacas.Abstract
A propagação do umbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda Câmara) ocorre de forma sexuada e assexuada, existindo poucas informações quanto à propagação por estaquia. O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos de concentrações de ácido indolbutírico (AIB), comprimento e época de coleta de estacas no enraizamento de propágulos de umbuzeiro. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, em esquema fatorial 5 (concentrações de AIB: 0, 1500, 3000, 4500, 6000 mg.L-1) x 2 (comprimentos de estacas: 10 e 20 cm) x 2 (épocas de coleta de estacas: março e setembro), com três repetições, contendo vinte estacas por unidade experimental. As estacas foram imersas na solução de AIB pelo tempo de 10 segundos e colocadas em saco de polietileno contendo substrato composto por areia, argila e vermicomposto (3:1:1 v/v), as quais foram acondicionadas e mantidas por 90 dias sob telado, com malha que permitia a passagem de 25% da luminosidade. Após este período as seguintes variáveis foram analisadas: percentagem de estacas enraizadas e com brotações, número médio de raízes por estacas e a massa da matéria fresca das raízes e das brotações. A maior percentagem de enraizamento foi obtida nas estacas de umbuzeiro de 20 cm de comprimento, tratadas com AIB (6000 mg.L-1), plantadas em março. O menor enraizamento do umbuzeiro em setembro ocorreu, provavelmente, porque a planta estava iniciando o processo de floração.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).