CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE DUAS CULTIVARES DE MAMONEIRA SOB FERTILIZAÇÃO NPK
Keywords:
Ricinus communis. Nutrição mineral. AdubaçãoAbstract
Propôs-se no presente trabalho avaliar os efeitos do nitrogênio (N), do fósforo (P) e do potássio (K) sobre o crescimento e a produção de sementes das mamoneiras BRS Nordestina e BRS Paraguaçu. Para cada cultivar foi realizado um experimento em casa de vegetação, em Campina Grande, PB. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados em esquema fatorial 2 x 2 x 2, perfazendo, em cada experimento, um total de 24 unidades experimentais, submetidos aos seguintes níveis de adubação: N (200 e 300 kg ha-1), P (150 e 250 kg ha-1) e K (150 e 250 kg ha-1) incorporados em 78 kg de solo acondicionados em vasos plásticos. Dados sobre a altura da planta, o diâmetro caulinar e a área foliar foram medidos aos 20, 40, 60, 80, 100, 120, 140 e 160 dias após a semeadura (DAS). No final dos experimentos foi avaliado o peso de sementes. O N foi o nutriente que promoveu o maior crescimento e a maior produção das duas cultivares estudadas; a aplicação de P e K não influenciou o desenvolvimento nem do diâmetro caulinar, nem da área foliar, nem da produção das mamoneiras; o tratamento N1P1K1 (200-150-150 kg ha-1) foi o que promoveu maior altura nas cultivares estudadas.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).